Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

A historiadora Rosane Carmanini Ferraz, responsável pelo arquivo fotográfico do Museu “Mariano Procópio”, apresenta em vídeo alguns dos itens raros da coleção de fotografias da instituição. Dentre as peças apresentadas, alguns daguerreótipos, técnica desenvolvida em 1839, por Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), com imagem em placa de cobre e prata, além de um ferrótipo e um ambrótipo.

No acervo constam milhares de itens relacionados a diferentes técnicas da fotografia, desde os primórdios até as técnicas mais modernas. Parte do acervo, coleções doadas pela Viscondessa de Cavalcanti (1852-1946), pelo fundador do museu, Alfredo Ferreira Lage (1865- 1944), e outras inúmeras doações, como os fundos da Companhia Pantaleone Arcuri e da Carriço Film.

Além das curiosidades apresentadas em vídeo, a historiadora destaca o vínculo da instituição com o meio acadêmico, o atendimento feito a pesquisadores, visitas técnicas de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisas para mestrado e doutorado. As solicitações de informações devem ser encaminhadas ao Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais (Datec) pelo e-mail [email protected]. O vídeo está disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e nas redes sociais do Museu.

Foto Vinícius Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui