Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue o seu programa de imunização nesta quinta-feira, 6. No Departamento de Saúde do Idoso (DSI), está sendo aplicada a primeira dose para idosos acima de 60 anos que ainda não receberam o imunizante. O departamento também está realizando a aplicação da segunda dose do imunizante Coronovac em pessoas com 70 anos ou mais. O atendimento ocorre das 8h às 16h. No Sport Clube JF, ocorre a vacinação de primeira e segunda dose do imunizante Astrazeneca em pessoas acima de 60 anos. O atendimento é das 8h às 16h.

Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae), está sendo realizada a vacinação de pessoas com Síndrome de Down, das 9h às 16h.

Os trabalhadores em saúde pré-cadastrados no site da Prefeitura também estão sendo vacinados no Restaurante Universitário (RU) da UFJF, na Rua Santo Antônio, ao lado do Museu Murilo Mendes. Nesta quinta-feira, 6, serão atendidos os trabalhadores com idade entre 36 e 39 anos. A vacinação dos trabalhadores da saúde segue até o dia 14 de maio. Após esta data, o pré-cadastro será reaberto para contemplar os remanescentes.

Pela definição do Ministério da Saúde (MS), são considerados trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Somente os trabalhadores vinculados a esses estabelecimentos estão contemplados neste momento pelo Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Dentro desse grupo, existem os profissionais de saúde que são representados por 14 categorias, conforme Resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde. São médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. Esses profissionais devem atuar na assistência à saúde, vigilância à saúde, regulação e ou gestão à saúde.

O grupo engloba ainda trabalhadores de apoio nos estabelecimentos de saúde, como: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros. Ainda funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, ou seja, que estejam em campo de prática, conforme dispõe o Ofício Circular nº57/2021/SVS/MS.

Documentos exigidos

No ato da vacinação, todos os trabalhadores da saúde devem apresentar documento (original e cópia) que comprove o seu vínculo ativo com o estabelecimento de saúde. No caso dos profissionais das 14 categorias, é exigido além do comprovante de vínculo ativo, a cópia e o original do respectivo registro no Conselho de Classe (carteira profissional). Os profissionais autônomos devem estar em atividade presencial comprovada por declaração própria e pertencer a uma das 14 categorias da área de saúde e ter registro em Conselho Profissional. Para os cuidadores de idosos, a comprovação é via registro em MEI ou carteira de trabalho assinada para esta função.

Não serão imunizados neste momento

Ainda segundo o Ofício nº 57/2021 do Ministério da Saúde, trabalhadores das academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

Confira o cronograma de vacinação para os próximos dias:

Pacientes renais em tratamento
Locais: Clínicas de Hemodiálise
A partir de quarta, dia 5

Pessoa com Síndrome de Down
Locais: Apae e Alae
Quinta-feira, dia 6
Horário: 9h às 16h

Puérperas com Comorbidades
Local: Sport Club JF
Sexta-feira, dia 7 – 31 a 45 dias do parto
Segunda-feira, dia 10 – 15 a 30 dias do parto
Terça-feira, dia 11 – 1 a 14 dias do parto
Horário: 8h às 16h

Gestantes com Comorbidades
Local: Sport Club JF
Sexta-feira, dia 7 – 3º Trimestre de Gestação
Segunda-feira, dia 10 – 2º Trimestre de Gestação
Terça-feira, dia 11- 1º Trimestre de Gestação
Horário: 8h às 16h

Trabalhadores da Saúde Cadastrados
Local: Restaurante Universitário da UFJF
Quinta, dia 6: 36, 37, 38 e 39 anos
Sexta, dia 7: 33, 34 e 35 anos
Segunda, dia 10: 30, 31 e 32 anos
Terça, dia 11: 27, 28 e 29 anos
Quarta, dia 12: 24, 25 e 26 anos
Quinta, dia 13: 22 e 23 anos
Sexta, dia 14: 18, 19, 20 e 21 anos
Horário: 9h às 16h

Confira os endereços dos locais de vacinação:

Apae – Rua Custódio Tristão, 2 – Santa Terezinha

Alae – Rua Delorme de Carvalho, 53 – Bom Pastor

Restaurante Universitário Santo Antônio (RU) – Rua Santo Antônio, s/n Ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), no Centro

Sport Club Juiz de Fora – Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, no Centro

Departamento de Saúde do Idoso (DSI) – Rua Batista de Oliveira, 943, no Granbery.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui