Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

O programa “Gente em Primeiro Lugar”, que investe na promoção da cidadania e inclusão social por meio da arte e cultura, completa 11 anos em setembro. A data será comemorada com a exibição do vídeo do espetáculo “Bença”, que estreou em setembro de 2019. Mesclando teatro, dança e música, a montagem reuniu 40 adolescentes e jovens atendidos pelo programa e, na temporada de lançamento, lotou o Teatro “Paschoal Carlos Magno” durante cinco dias. A filmagem será exibida por meio do facebook do programa, no próximo dia 12, às 16 horas, sendo livre para todos os públicos.

O espetáculo conta a história de “Bença”, jovem sonhador que, depois de brigar com a mãe, descobre um lugar mágico chamado “Ancestrália”. Lá, ele inicia jornada contra o “Orgulho”, seu monstro familiar, e os outros monstros que habitam aquele local. A direção da montagem é de Felipe Moratori, com apoio dos articuladores do programa Felipe Noselhi (dança), Anderson Fofão (música) e Lucas Nunes (teatro).

Mantido pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), com gestão da Associação Cultural Arte e Vida (Acav), o “Gente em Primeiro Lugar” é modelo exitoso de política pública, implantado em setembro de 2009. A estratégia é oferecer oficinas gratuitas de arte e cultura, tendo como público preferencial crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social.

“A estratégia não é focada apenas em descobrir e incentivar talentos. Nesse programa investimos na criação de oportunidades, ampliação de perspectivas e promoção da autoestima e cidadania. A cultura pode transformar vidas”, avaliou a gerente de Acesso à Cultura da Funalfa, Giovana Bellini.

Já a coordenadora do programa, Onély Teixeira, explicou que a quarentena decorrente da pandemia de covid-19 não paralisou as atividades: “A suspensão dos encontros presenciais nos levou a repensar estratégias para que o contato com nosso público não fosse interrompido. Mais que nunca, a arte e a cultura são necessárias. Entendemos a necessidade de estarmos juntos com nossos assistidos. Então, trilhamos o caminho do ambiente virtual”. Atualmente, o “Gente em Primeiro Lugar” possuiu 1.224 cadastrados nos grupos de whatsapp e 1.605 nos de instagram e facebook, além de 302 nas oficinas por videoconferência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui