Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

O Transforma Minas, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem se consolidado como uma das principais ferramentas do Governo de Minas na área de gestão de pessoas e surge como referência de experiência bem-sucedida no setor público. O programa, que já selecionou mais de 180 profissionais para cargos estratégicos e de liderança no Estado – entre subsecretários, superintendentes, diretores e assessores de diversos órgãos e entidades – foi tema, nesta quinta-feira (3/9) do Consad Express, do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), com a participação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy.

No Consad Express, programa que apresenta experiências inovadoras na administração pública, foram abordados os impactos positivos do Transforma Minas no setor público estadual. Lançada em março de 2019, a iniciativa atua em frentes de atração, seleção, desenvolvimento e desempenho de profissionais.

Com pouco mais de um ano, o programa é apontado pelo secretário de Planejamento e Gestão como um marco na gestão de pessoas no setor público. “É um modelo completo de seleção e desenvolvimento profissional, que engloba a capacidade de liderança dos gestores, a resolução de conflitos e a proposição de soluções, com o propósito de oferecer um serviço público melhor e mais eficiente aos cidadãos mineiros. Queremos que seja não só um programa deste governo, mas um legado para o Estado”, destaca Levy.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, reforça o ganho para o setor público com a valorização do mérito e da competência e com base em critérios transparentes. “Este novo olhar busca selecionar pessoas que tenham o perfil mais adequado para a vaga, avaliando competência, habilidade e atitude dos candidatos. Temos percebido, inclusive, a participação expressiva de servidores de carreira”, destaca. Cerca de 30 mil interessados já se inscreveram nos processos seletivos do Transforma Minas.

Recentemente, o programa foi apontado como destaque em pesquisa realizada com os Estados sobre programas de seleção, desempenho e desenvolvimento de profissionais, além de ter sido reconhecido nacionalmente ao ser convidado para conduzir um processo de seleção para o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul.

Experiência

Atualmente, está em andamento o processo seletivo para a escolha do subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). As inscrições seletivo vão até 15/9 e podem ser realizadas neste link. Informações sobre as etapas e outras vagas já encerradas também podem ser acessadas aqui.

Uma das pastas a contratar profissionais, por meio do programa, foi a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Foram selecionados pelo Transforma Minas membros da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae), nove superintendentes regionais de Meio Ambiente e um diretor de Tecnologia da Informação.

Na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), de acordo com a secretária Júlia Sant’Anna, o programa tem representado o fortalecimento de equipes técnicas de trabalho, com a escolha de gestores com experiências prévias e perfis aderentes. “A iniciativa promove o fortalecimento da gestão educacional mineira, tendo em vista a maior qualificação no processo de escolha e provimento dos cargos estratégicos, resultando na melhoria da educação pública em Minas”, reforça.

Compromisso

Os efeitos também são sentidos na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG). Para a ouvidora-geral, Simone Deoud Siqueira, o Transforma Minas superou as expectativas na seleção para a vaga de Ouvidor(a) de Assédio Moral e Sexual e representa a “seriedade e o comprometimento do Governo em mudar a cultura do preenchimento de cargos públicos comissionados e entregar serviços de qualidade aos mineiros”.

Desde o lançamento do Transforma Minas, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) recrutou profissionais para diversas vagas por meio do programa e institucionalizou, ainda, a política de seleção do órgão, a partir da publicação de uma normativa que estabelece diretrizes para escolha de profissionais.

Desenvolvimento de lideranças

Além de realizar a seleção de profissionais, o Transforma Minas promove o desenvolvimento e o desempenho dos selecionados. Em novembro de 2019, teve início o Programa para o Desenvolvimento de Lideranças (PDL), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

O PDL é estruturado em módulos e busca valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação. Cerca de 60 gestores do Governo de Minas já participaram.

Parcerias

A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor – formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org – é parceira do Transforma Minas. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo de Minas Gerais.

Na fase inicial, para realização dos processos técnicos de seleção, o programa contou com apoio da Vetor Brasil, organização da sociedade civil sem fins lucrativos e suprapartidária. Neste percurso, houve a capacitação dos servidores do Estado e o compartilhamento de conhecimento sobre a metodologia adotada. Desde então, a Seplag assumiu a condução integral dos processos seletivos.

O Transforma Minas é inspirado em iniciativas bem-sucedidas realizadas em países que profissionalizaram a composição de altos cargos na administração pública, como Chile, Peru, Austrália e Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui