O Ciência é Tudo mostra iniciativas de formação de novos cientistas no Brasil. Entre elas, vamos conhecer o programa Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Na entrevista da semana, uma conversa com Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre os programas de iniciação científica.
Na educação básica as crianças já tem contato com o mundo científico pelo programa Ciência na Escola – Divulgação/TV Brasil
O Ciência é Tudo explica também a importância dos institutos federais na formação de jovens cientistas desde o ensino técnico. Vamos conhecer Juliana Estradioto, a jovem cientista brasileira que venceu premiação mundial e foi convidada para assistir à cerimônia do Prêmio Nobel em 2019.
No quadro Ciência é Universo, conheça estudantes de Ensino Médio que participaram do Hackaton Espacial, uma maratona virtual que durou 24 horas com o desafio de encontrar soluções para diminuir impactos da Covid-19 nas atividades espaciais.
E ainda: aulas de robótica e campeonatos entre alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Os foguetes são usados para lançar naves espaciais – Divulgação BBC