Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

A Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) tem como principais atribuições planejar e executar os sistemas de água e esgoto de Juiz de Fora (MG), cidade localizada a aproximadamente 260 km de Belo Horizonte e 170 km do Rio de Janeiro. Atualmente, a companhia fornece água para 95% da população do município, que possui mais de 568 mil habitantes segundo o IBGE. A coleta de esgoto também atende a grande maioria da população (94%).

Para realizar o controle e supervisão de sua rede de saneamento, a Cesama utiliza, atualmente, duas soluções da Elipse Software: o Elipse E3 e a novidade Elipse Mobile Cloud. Através do E3, a companhia tem uma visão mais ampla dos processos que envolvem os sistemas de saneamento de água e esgoto de Juiz de Fora. Com ele, é possível monitorar as variáveis de pressão e vazão da água e esgoto junto às motobombas e boosters, abrir ou fechar válvulas, acompanhando o percentual de abertura de cada uma delas, ligar ou desligar bombas e visualizar os níveis dos reservatórios. Também possibilita acompanhar todos os processos realizados nas estações de tratamento. Além disso, o software dispõe de um sistema de alarme e permite emitir relatórios históricos.

Para monitorar, via aparelhos móveis, as variáveis de pressão, vazão e os níveis dos principais reservatórios do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, a Cesama efetuou a conexão do E3 com o Elipse Mobile Cloud. Usando seus celulares, os gestores e demais profissionais responsáveis pelo sistema de abastecimento de água podem também acompanhar à distância se os conjuntos motobombas elevatórias e boosters estão ligados ou desligados. Através deste monitoramento via celular, os diretores e gestores da Cesama conseguem avaliar e tomar decisões com mais agilidade e eficiência.

Antecipar os problemas. Para Sérgio Queiroz de Almeida, Gerente de Automação e Telecomunicações da Cesama, este é o principal benefício disponibilizado pelo Elipse Mobile Cloud, uma vez que permite detectar e analisar qual a melhor solução para resolver os problemas com mais agilidade e eficiência via celular, independentemente da localização.

“Com o Elipse Mobile Cloud, é possível monitorar o sistema mesmo em viagem, de modo a poder alertar o CCO (Centro de Controle Operacional) à distância sobre qualquer erro no sistema de abastecimento de água”, afirmou ele.

Mais informações no case.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui