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O serviço de manutenção de iluminação pública da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi retomado em 4 de maio, com demanda reprimida de 1.689 pontos. Nestes três meses, o setor elétrico da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), responsável pela atividade, trabalhou para atender essa defasagem, paralelamente às novas solicitações. Hoje, a demanda é de 670 pontos, ou seja, houve redução de mais de 60%.

“Para isso, trabalhamos aos sábados e feriados nesse período, com quantitativo de equipes previsto para atuar no modelo de manutenção diária, sem demanda reprimida. Nossa intenção é finalizar integralmente essa demanda o mais rápido possível, e voltarmos a atender como fizemos entre 2015 e 2019, com prazo máximo de 48 horas úteis em área urbana”, ressaltou o chefe do setor, o engenheiro Wilson Ferrareze.

Nestes três meses, 6.004 pontos de iluminação de 243 bairros (ver gráfico em anexo) passaram por manutenção. As áreas com mais solicitações/atendimentos foram o Centro e os bairros São Pedro, Monte Castelo, São Mateus, Nova Era, São Judas Tadeu, Linhares, Santa Luzia, Santa Cruz, Filgueiras, Jóquei Clube, Bandeirantes e Aeroporto, todos com mais de cem pontos substituídos no período.

Desde julho, o número de solicitações atendidas tem sido, em sua maioria, superior ao de reclamações registradas. Na última semana, entre os dias 3 e 6, por exemplo, as solicitações giraram em torno de 50, e os atendimentos próximos de cem (confira no gráfico em anexo).

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Setor elétrico atua em outras frentes de trabalho

O setor elétrico não se restringe à prestação de serviços de manutenção de iluminação pública. Cabe a ele também a expansão e melhoria deste sistema, com ampliação do fluxo luminoso e manutenção das instalações elétricas dos prédios municipais e unidades da administração, como Museu “Mariano Procópio”, Estádio Municipal “Radialista Mário Helênio”, unidades de saúde, escolas municipais, praças, parques e jardins.

“No momento, estamos executando a alimentação para a nova unidade de atendimento à dengue, a instalação de novos equipamentos do Canil Municipal, a rede elétrica para iluminação do Viaduto “Engenheiro Renato José Abramo”, no Bairro Poço Rico e a recuperação das instalações elétricas do Horto Municipal, e finalizamos as ações de eficiência energética do prédio sede da Prefeitura, com substituição de toda iluminação por lâmpadas a led, projeto elaborado pelo setor e aprovado no Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)/Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, enumerou Ferrareze. Ainda esta semana, o setor inicia a reforma completa das instalações elétricas e de iluminação do Espaço Cidadão Centro, no Parque Halfeld.

Setor planeja avanços tecnológicos para curto, médio e longo prazos

Visando a melhoria e expansão do sistema de iluminação pública da cidade, já está na Comissão Permanente de Licitação (CPL) o processo de contratação de empresa para atuar no ramo, a fim de iniciar a substituição das atuais luminárias equipadas com lâmpadas de descarga (vapor de sódio, mercúrio e metálico) por luminárias led. Além disso, está em fase final para encaminhamento o projeto básico/termo de referência para aquisição destas luminárias.

“Optamos por segregar a compra das luminárias, a fim de evitar o pagamento de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) sobre elas, adquirindo-as diretamente dos fabricantes. Tais luminárias já serão implantadas com tecnologia para futura colocação do sistema de telegestão na cidade”, afirmou o engenheiro. Este sistema permitirá redução no período de manutenção e do consumo de energia, controle remoto das luminárias, identificação automática e imediata de ocorrências, eliminação da fiscalização em áreas de risco, medição de consumo, dimerização, configuração de alertas, redução do custo operacional e instalação de câmeras de segurança e de sistema wi-fi (internet sem fio).

Como solicitar manutenção da iluminação pública

Para resolver problemas de iluminação pública, como lâmpada de poste acesa de dia e apagada à noite, ou intermitente, o cidadão tem três opções: fazer o pedido através do aplicativo Colab, ligar no 3218-3777 ou mandar mensagem de texto no whatsapp 98460-7721 (neste canal não há interação. É enviada resposta automática, assim que o pedido for cadastrado). Só é preciso fazer o pedido uma vez em um dos canais, informando o número da placa amarela fixada no braço de luz do poste ou o nome da rua, número de referência e bairro.

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