As empresas de telefonia ocupam quatro posições dentre os dez maiores setores que recebem reclamações dos consumidores na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF). No período de 1º de janeiro a 15 de junho de 2012 a telefonia móvel teve um aumento de 9% nas reclamações recebidas em comparação ao mesmo período de 2011, passando de 906 para 989 reclamações. Os problemas mais comuns são falta de sinal da operadora e cobrança de fatura indevida.
Neste mesmo período a telefonia fixa registrou aumento de 68% nas reclamações dos clientes, passando de 745 para 1.252 reclamações registradas pelo Procon/JF. No caso da telefonia fixa os clientes reclamaram sobre a adesão de serviços não solicitados e problemas na fatura com cobranças de ligações não realizadas.
Caso haja cobranças adicionais na fatura, o consumidor deve contestar a cobrança com a operadora e receber o valor detalhado em uma segunda via da fatura. Se o valor da conta estiver sendo contestado durante a data do vencimento, o consumidor tem o direito de não pagar juros ou multa por atraso de pagamento até que a empresa lhe dê uma resposta. É preciso que o consumidor fique atento ao que está sendo cobrado na sua conta telefônica, tanto de aparelhos móveis quanto fixos.
Algumas empresas oferecem "Combos" ao consumidor, como: TV a cabo, internet, telefone fixo e telefone móvel (no mesmo pacote). O consumidor deve estar ciente que fidelizar um "Combo" apenas para garantir que a pessoa não vai trocar de empresa é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. A fidelização só pode ocorrer em casos de oferta. Mas o fornecedor precisa avisar o cliente e deixar disponível um pacote de serviços sem a fidelização.
O cliente deve estar atento às informações contidas em qualquer contrato de pacote, e exigir informações detalhadas para a operadora da qual está adquirindo determinado serviço.
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