colunas

  • Blog do Omar Peres

parceiros

  • Google

enquete

Você está com o cartão de vacinas em dia?

Sim

Ver resultados
Siga o JF no Twitter
Cidade

Empresas de telefonia ocupam quatro posições entre os dez setores mais reclamados no Procon/JF

Os problemas mais comuns são falta de sinal da operadora e cobrança de fatura indevida

As empresas de telefonia ocupam quatro posições dentre os dez maiores setores que recebem reclamações dos consumidores na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF). No período de 1º de janeiro a 15 de junho de 2012 a telefonia móvel teve um aumento de 9% nas reclamações recebidas em comparação ao mesmo período de 2011, passando de 906 para 989 reclamações. Os problemas mais comuns são falta de sinal da operadora e cobrança de fatura indevida.

Neste mesmo período a telefonia fixa registrou aumento de 68% nas reclamações dos clientes, passando de 745 para 1.252 reclamações registradas pelo Procon/JF. No caso da telefonia fixa os clientes reclamaram sobre a adesão de serviços não solicitados e problemas na fatura com cobranças de ligações não realizadas.

Caso haja cobranças adicionais na fatura, o consumidor deve contestar a cobrança com a operadora e receber o valor detalhado em uma segunda via da fatura. Se o valor da conta estiver sendo contestado durante a data do vencimento, o consumidor tem o direito de não pagar juros ou multa por atraso de pagamento até que a empresa lhe dê uma resposta. É preciso que o consumidor fique atento ao que está sendo cobrado na sua conta telefônica, tanto de aparelhos móveis quanto fixos.

Algumas empresas oferecem "Combos" ao consumidor, como: TV a cabo, internet, telefone fixo e telefone móvel (no mesmo pacote). O consumidor deve estar ciente que fidelizar um "Combo" apenas para garantir que a pessoa não vai trocar de empresa é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. A fidelização só pode ocorrer em casos de oferta. Mas o fornecedor precisa avisar o cliente e deixar disponível um pacote de serviços sem a fidelização.

O cliente deve estar atento às informações contidas em qualquer contrato de pacote, e exigir informações detalhadas para a operadora da qual está adquirindo determinado serviço.

Não há comentário registrado para esta notícia.

  • Outras notícias

  • 25/06/2012 10:43Começa nesta segunda o pagamento do Seguro Social do INSS de Junho Vão ser beneficiados os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito
  • 25/06/2012 10:40Professora é agredida e perde R$1.500 mil em assalto De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima passava pelo local, quando um homem a agrediu com um tapa no rosto e, em seguida, roubou o dinheiro e documentos pessoais
  • 25/06/2012 10:38Divulgada lista de aprovados no Sisu São 30.548 vagas no segundo semestre em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais
  • 25/06/2012 10:36Diplomata russo tem convulsão e é internado em Juiz de Fora O embaixador da Rússia, Sergei Akopov, informou que o diplomata passa bem, mas precisa fazer novos exames
  • Veja mais

Deixe seu comentário

Para deixar seu comentário é preciso ser cadastrado. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Quero me cadastrar gratuitamente

Já sou cadastrado, quero acessar

Previsão do tempo

©2012, JF HOJE. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas