colunas

  • Blog do Omar Peres

parceiros

  • Google

enquete

Você já fez alguma promessa para arrumar namorado?

Sim

Não Ver resultados
Siga o JF no Twitter
Cidade

Apesar do aumento no número de casos, gravidade da violência em JF diminuiu, diz PM

Major Justino afirma que Juiz de Fora é a terceira cidade mais segura do país e atribui parte dos números da violência local aos visitantes que vem de pequenos municípios da região

Apesar do aumento no número de casos de violência na cidade, a gravidade dos crimes não se tornou maior, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar. o assessor da 4ª Região da PM, Major Sebastião Justino, garante que o índice de 8,02 crimes violentos para cada grupo de cem mil habitantes se equipara ao de países de primeiro mundo. Porém, pode-se notar a deficiência na política pública para esta área na cidade. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, quem responde pelo projeto Ambiente de Paz é a Secretaria de Obras (SMO). Já o subsecretário de coordenação e projetos da SMO, Francisco Cesário, informa que a secretaria cuida apenas do componente "base territorial", que define a instalação de novos postos policiais.

Major Justino afirma que Juiz de Fora é a terceira cidade mais segura do país e atribui parte dos números da violência local aos visitantes que vem de pequenos municípios da região. Segundo ele, essas pessoas não adotam as devidas medidas de autoproteção e acabam vítimas de roubos e assaltos. O assessor de comunicação da 4ª Região avalia que o efetivo de 1.473 policiais militares na cidade é compatível com o número de habitantes. Ele ressalta, no entanto, a necessidade de implantar uma nova companhia na Zona Norte da cidade, devido à extensão territorial da região. Mas diz que o remanejamento de policiais poderia atender à unidade, sem a necessidade de novas contratações.

Ele reconhece que a ação da PM não basta, destacando a necessidade de parcerias, inclusive com a prefeitura. Segundo Major Justino, as demais autoridades do município dão total apoio às solicitações da Polícia Militar. A assessoria da prefeitura informa que há um foco preventivo, incluindo pontos como melhoria da iluminação e da acessibilidade. O órgão informa também que, depois da reforma na Praça da Estação, prevista para começar no fim do ano, o espaço vai ganhar um posto com 190 PMs. Francisco Cesário acrescenta que, até dezembro devem estar prontos outros dois postos, nos bairros Benfica e Santa Cruz.

Drogas e gangues

A participação de drogas, como o crack, no aumento no número de homicídios é associada por Major Justino à desestruturação familiar. Segundo ele, se os pais não acompanharem os filhos, se tornando realmente responsáveis por eles, é difícil reverter a situação. "O problema crucial é a estrutura familiar e religiosa", resume o assessor de comunicação da 4ª Região da PM.

Outro aspecto importante da violência em Juiz de Fora é a atuação de gangues. De acordo com Major Justino, uma reunião entre os vários órgaos de defesa social da cidade foi feita para discutir a questão. Ele conta que a PM já mapeou as áreas de atuação dos grupos e identificou as lideranças de cada um deles. A intenção, conforme o assessor de comunicação, é implantar na cidade uma modalidade de policiamento comunitário já adotada em Nova Iorque, de forma que os líderes das gangues sejam responsabilizados por qualquer ação criminosa do grupo.

 

Não há comentário registrado para esta notícia.

  • Outras notícias

  • 14/06/2011 13:24Chega ao fim greve dos médicos de Juiz de Fora A greve dos médicos durou mais de 40 dias e o sindicato foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça de Minas que considerou a greve ilegal, depois de um pedido do Ministério Público
  • 14/06/2011 12:52Mais uma empresa anuncia instalação em Juiz de Fora A instalação da Rionil vai gerar cerca de 50 empregos diretos na cidade e vai investir cerca de R$ 6,9 milhões na cidade
  • 14/06/2011 12:18Tupi ganha mais quatro reforços 0000-12-20 00:00:00
  • 14/06/2011 11:39Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terçaOs doadores de JF vão mostrar suas habilidades artísticas, apresentando contos, poesias, músicas, pinturas e artesanatos
  • Veja mais

Deixe seu comentário

Para deixar seu comentário é preciso ser cadastrado. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Quero me cadastrar gratuitamente

Já sou cadastrado, quero acessar

Previsão do tempo

Indicadores

©2011, JF HOJE. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas