A experiência urbana contemporânea é o mote da trilogia Pólis | Taba | Urbe que o diretor Marcos Pimentel apresenta neste sábado, 6, às 17h, no CineArte Palace, com entrada franca. Após a exibição, haverá um bate-papo entre alguns membros da equipe dos filmes e convidados.
Realizado com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, Urbe (35mm, 15 minutos, Cor) foi lançado no 31º JVC Tokyo Film Festival, em fevereiro de 2009 e ganhou o prêmio de Melhor Documentário em Competição. Percorreu diversos festivais no Brasil e também na Espanha, Estônia, Angola, Cabo Verde, Holanda e México. O filme aborda a parte afetiva dos centros urbanos, centrando sua observação nos lugares e rituais onde a vida e a morte se fazem presentes nas cidades modernas. Uma reflexão sobre as raízes das cidades e os sentimentos de seus habitantes.
Pólis (35mm, 22 minutos, Cor) retrata as constantes transformações a que as cidades estão submetidas, observando a dinâmica de uma era onde não há nada acabado, definitivo. O documentário foi contemplado pelo Programa Filme em Minas, realizado pela Cemig e pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Lançado em Portugal, em dezembro de 2009, ganhou o Prêmio Especial do Júri, no 13º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Foi exibido no México, Espanha, Holanda, Estônia, Itália, Inglaterra, Cuba e no Brasil, onde recebeu, na 37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, os prêmios de Melhor Filme em Competição (Troféu Glauber Rocha), Melhor Documentário (Tatu de Ouro) e Melhor Som (Tatu de Prata).
Taba (35mm, 16 minutos, Cor) volta seu olhar para representantes de diferentes tribos em suas guerras cotidianas pela sobrevivência por ruas e ruínas das cidades contemporâneas. Mostra os novos guerreiros urbanos improvisando sobre escombros e destroços e habitando um território desequilibrado e intolerante. O curta foi realizado com recursos do Programa Petrobras Cultural – edição de 2008. Foi lançado em junho de 2010, no 38º Festival Iberoamericano de Cinema de Huesca, na Espanha. De lá para cá, percorreu festivais na Espanha, Estônia, Japão e, agora, inicia trajetória no circuito brasileiro.
Deixe seu comentário
Para deixar seu comentário é preciso ser cadastrado. Deseja se cadastrar gratuitamente?
Quero me cadastrar gratuitamente
Já sou cadastrado, quero acessar