Foto: Carolina Alzei
Com as chuvas de verão se aproximando, a Cemig apresentou na tarde desta quarta-feira, 3, os planos de atendimento para o período chuvoso. O gerente de Serviços de Distribuição de Juiz de Fora, Carlos Alberto Coelho, admitiu que acontecerão problemas, pois as tempestades e ventanias deste ano estarão mais intensas que nos anos anteriores. Algumas alterações meteorológicas já estão sendo observadas, como a forte chuva de granizo que aconteceu no início de outubro. Foram cerca de 15 mil descargas atmosféricas só no Núcleo da Mantiqueira, que inclui Juiz de Fora.
Para este ano são esperadas, decorrentes do fenômeno La Ninã, temperaturas abaixo da média histórica, tempestades intensas e maior incidência de raios. De janeiro a setembro deste ano, 37% das interrupções do sistema elétrico foram por causa de descargas.
INVESTIMENTO
A Cemig está investindo R$ 10 milhões na compra de um radar meteorológico que poderá prever a ocorrência de chuvas de granizo. Segundo Coelho, esse equipamento não existe no Brasil e a aquisição está em processo de licitação: “O departamento jurídico está tomando as medidas para conseguirmos o radar”, disse Coelho.
Estão sendo aplicados, em Juiz de Fora, R$ 4 milhões para a melhoria do sistema elétrico nas áreas urbanas e rurais, onde ele mais frágil. Na malha Mantiqueira, serão instalados 200 religadores, sendo 80 controlados à distância. Essas máquinas são responsáveis por religar o sistema elétrico quando acontece alguma falha.
ATENDIMENTO
Nos os dias em que ocorrem tempestades mais intensas, a Cemig registra, em média, cerca de 80 mil ligações sobre reclamações diversas, sendo a maioria por interrupção da energia e queima de aparelhos eletrodomésticos. O supervisor do Núcleo da Mantiqueira, Ricardo Junqueira, afirmou que a queima de eletrodomésticos por causa das falhas de energia sofreram uma redução de 20% entre abril e junho deste ano comparado com o mesmo período de 2008: “Trabalhamos com o prazo de 15 dias para dar um retorno ao cliente e 60 dias para entregarmos os aparelhos recuperados, Todos os casos são analisados.”
DICAS DE SEGURANÇA
Não se aproxime de cabos caídos ao chão.
Em casos de chuvas com raios, mantenha-se longe de árvores e estruturas metálicas.
Antes de ligar para a Central de Atendimento, verifique se a falta de energia em sua residência não se deve a defeitos nas instalações internas. Para isso, teste o relógio de energia e converse com os vizinhos, observando se eles também identificaram alguma falha.
Quando ligar para a Central de Atendimento, esteja com a conta de luz em mãos.
Fonte: Cemig
Deixe seu comentário
Para deixar seu comentário é preciso ser cadastrado. Deseja se cadastrar gratuitamente?
Quero me cadastrar gratuitamente
Já sou cadastrado, quero acessar