A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que na próxima segunda-feira, 7, acontece a vacinação contra a Influenza no drive-thru da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A vacinação acontece de 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF. Podem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, grávidas e puérperas e profissionais da área da saúde.

O número de imunizados contra a Influenza em Juiz de Fora chegou a 67.506, 14.554 a mais em relação a semana passada, o que representa cobertura de 49,12% do total do público-alvo. A parcial foi levantada na última terça-feira, 1º.

Também na próxima segunda-feira, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem a todos os grupos que fazem parte do público-alvo da campanha, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Oito UBSs estão vacinando contra a Influenza apenas no turno da tarde, entre 13h e 16h, pois aplicam imunizantes contra Covid-19 pela manhã. É o caso das de Bairro de Lourdes, Benfica, Centro Sul, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal. A lista completa e o endereço dos locais de vacinação podem ser vistos abaixo.

Os idosos, além das UBSs, podem ser vacinados no Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16h. A imunização contra a Influenza também acontece no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, destinada às grávidas, às puérperas e às crianças de seis meses a seis anos incompletos, das 8h às 14h. Os pais são orientados a levar o cartão de vacina dos seus filhos. O imunizante não é indicado para menores de seis meses e indivíduos com histórico de alergia grave a ovo.

A partir de 9 de junho, para a última a terceira fase da campanha contra a Influenza, se somarão a estes grupos os caminhoneiros, membros das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, além das pessoas comorbidades que tenham indicação médica para tomar a vacina. A terceira fase da vacinação contra a Influenza se estenderá até o dia 9 de julho.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid -19.

Fique atento

Como a campanha contra o Influenza está ocorrendo paralela a de combate à Covid-19, a Vigilância Epidemiológica pede para as pessoas já imunizadas levarem o cartão de vacinação da Covid-19. É preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de uma e da outra.

Vacinação contra a Covid-19

Neste sábado, 5, acontece a vacinação contra o coronavírus no drive-thru da UFJF. A Secretaria de Saúde realiza uma repescagem destinada à vacinação das pessoas com comorbidades e deficiência permanente e que tenham 40 anos ou mais. A vacinação ocorre das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade. A modalidade drive-thru é aquela em que as pessoas são vacinadas dentro dos carros, facilitando a imunização daqueles que têm dificuldade de locomoção. Não haverá imunização em outros pontos no sábado.

Na segunda-feira, 7, a vacinação contra a Covid-19 continua para idosos com 60 anos ou mais, grávidas e puérperas com comorbidades, além da aplicação de segunda dose.

Outros grupos também poderão ser vacinados na UFJF

Além das pessoas com comorbidades com 40 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e as grávidas e as puérperas com comorbidade também vão poder receber a primeira dose do imunizante na UFJF. Todas as pessoas que podem receber a segunda dose, de acordo com a data marcada para retorno no cartão entregue no dia que receberam a primeira aplicação.

Comorbidades que são priorizadas para imunização

Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o coronavírus encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC≥40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista completa das comorbidades atendidas neste momento pode ser verificada no site da PJF

Documentos que comprovam comorbidades e Deficiência Permanente

Como comprovante para as comorbidades podem ser apresentados: atestado médico ou declaração médica informando a comorbidade, ou receita de um medicamento de uso contínuo, usado no tratamento, ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade listada. Todos estes têm que ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Para o caso das pessoas com deficiência, será necessário um laudo médico dos últimos 12 meses que comprove a deficiência permanente. Além disso, devem ser apresentados, originais e cópias, do Documento de Identidade (RG), CPF – nos casos que o número não conste no RG – e comprovante de residência

A veracidade das informações apresentadas nos atestados, laudos, declarações ou receitas são de responsabilidade do profissional, sob penas previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro. Além de ações como emitir documentos médicos com informações falsas estarem explicitamente proibidas pelo artigo 80 do Código de Ética Médica. A pessoa que apresentar documentação falsa ou adulterada para tentar se vacinar também pode sofrer sanções previstas no código penal brasileiro.

Confira os locais e horários de vacinação de influenza para cada grupo:

Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos – Departamento De Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), de 8h às 14h, e nas UBSs, das 8h às 11, e das 13h às 16h.

Grávidas e Puérperas – Departamento De Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), de 8h às 14h, e nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.

Idosos de 60 anos ou mais – No Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16, e nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.

Professores das redes pública e privada – Nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.

Endereços:
Drive-thru da UFJF
Estacionamento da Faculdade de Educação (Faced)

Departamento de Saúde do Idoso
Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

Departamento De Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA)
Rua são Sebastião, 722, Centro

UBSs:
1. UBS Alto Grajaú, Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178;
2. UBS Bairro Industrial, Rua João Gualberto,110;
3. UBS Barreira do Triunfo, Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº;
4. UBS Benfica, Rua Guararapes, 106;
5. UBS Borboleta, Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229;
6. UBS Centro Sul, Avenida Rio Branco, 3132;*
7. UBS Cidade do Sol, Rua Gustavo Capanema, 70;
8. UBS Dom Bosco, Rua João Manata, 93;
9. UBS Esplanada, Rua Bias Fortes, 74;
10.UBS Filgueiras, Rua Orlando Riani, 2.200;
11.UBS Furtado de Menezes, Rua Furtado de Menezes, 19;
12.UBS Grama, Praça Áureo Carneiro s/n;
13.UBS Granjas Bethânia, Rua Nove de Julho, 294;
14.UBS Ipiranga, Rua Etiene Loures, 85;
15.UBS Jardim da Lua, Rua Natalino José de Paula, 314;
16.UBS Jardim Esperança, Rua Padre João Micheleto, 35;
17.UBS Jardim Natal, Rua Tenente Lucas Drumond, 370;
18.UBS Joquei Clube I, Rua Antonio Armando Pereira, 140;
19.UBS Joquei Clube II, Rua Antonio Guimarães Peralva, 130;
20.UBS Linhares, Rua Ministro Odilon Braga, s/nº;
21.UBS Marumbi, Rua Barão do Retiro, 1.462;
22.UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº;
23.UBS Monte Castelo, Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº;
24.UBS Nossa Senhora Aparecida, Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;*
25.UBS Nossa Senhora das Graças, Rua Queluz, 72;*
26.UBS Nossa Senhora de Lourdes, Rua Inácio Gama, 813;*
27.UBS Nova Era, Rua Guimarães Junior, 850;
28.UBS Parque Guarani, Rua Sofia Rafael Zacarias, 685;
29.UBS Progresso, Rua Jorge Knopp, 119;
30.UBS Retiro Rua, Sebastião Cardoso, 41;
31.UBS Santa Cecília, Rua Gabriel Rodrigues, 900;
32.UBS Santa Cruz, Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245;
33.UBS Santa Efigênia, Rua José Ferreira, 13;
34.UBS Santa Luzia, Rua Torreões, s/nº;*
35.UBS Santa Rita, Rua José Vicente, 390;
36.UBS Santo Antônio, Rua Pedro Trogo, 285;
37.UBS Santos Dumont, Rua Alvaro José Rodrigues, 25;
38.UBS São Judas Tadeu, Rua Ernesto Pancini, 446;
39.UBS São Pedro, Rua Joáo Lourenço Kelmer, 1433;*
40.UBS São Sebastião, Rua Jorge Raimundo, 209;
41.UBS Teixeiras, Rua Custódio Furtado de Souza, 131;
42.UBS Vale dos Bandeirantes Rua Laurindo Nocelli, 100;
43.UBS Vale Verde, Rua Marciano Pinto, 685;
44.UBS Vila Esperança, Rua Nova, 30;
45.UBS Vila Ideal, Avenida Francisco Valadares, 1910;*
46.UBS Vila Olavo Costa, Rua Jacinto Marcelino, 16.

*UBSs que vacinam contra a gripe apenas no período da tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui