Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Com o objetivo de reduzir o descarte irregular de entulhos, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) planeja criar ecopontos na cidade. Nesta quarta-feira, 26, moradores da Zona Norte foram apresentados à proposta do Executivo para instalação de um ecoponto na Avenida Antônio Weitzel, entre os bairros Jóquei Clube e Barbosa Lage.

Além de quatro representantes da Zona Norte, participaram da reunião a secretária de governo, Cidinha Louzada; a diretora geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Gisele Pereira Teixeira; o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular, Martvs das Chagas; membros do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); e o subsecretário Richard Tavares, quem coordena o GADC.

Como explica a diretora geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, os ecopontos são áreas destinadas para armazenamento temporário de resíduos volumosos, de construção civil ou de resíduos verdes, como folhas e árvores. “Quando não há ecopontos nas proximidades, muitas vezes os cidadãos procuram um local impróprio para descarte. O Demlurb mapeou as regiões em que há excesso de descarte irregular e identificou que a Zona Norte seria um local estratégico para a instalação de um ecoponto”, afirma Gisele.

O ecoponto será criado a partir de um termo de cooperação entre a MRS Logística e a PJF, sendo que o Demlurb ficará encarregado pela operação do equipamento. A proposta prevê a parceria com catadores e com empresas de reciclagem. Assim, também serão disponibilizados containers para o descarte adequado de materiais como baterias de celular, pilhas e garrafas de vidro.

O projeto foi apresentado aos moradores, que aprovaram a ideia. “Acredito que esse trabalho vai ser muito bom para a comunidade, que terá um lugar próprio para deixar os materiais”, pontua Joana Rosa Silva, que mora no bairro Jóquei Clube II. Esta também é a visão da moradora do Jóquei Clube I, Elenir Novaes: “As ruas da nossa região são muito usadas para descarte de entulhos. O ecoponto vai ser uma luz no fim do túnel para a gente”, ressalta.

A secretária de governo, Cidinha Louzada, enfatiza que o ecoponto é uma oportunidade de minimizar os problemas de descarte irregular de lixo no bairro. Cidinha reforça, ainda, a importância de dialogar com a população antes de fazer intervenções na cidade. “Sempre discutimos com a comunidade o que será feito. Por isso, marcamos essa reunião na qual os moradores presentes tiveram a responsabilidade de representar as pessoas da região e de opinar sobre a instalação do ecoponto”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui