Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
- Publicidade -

A partir desta segunda-feira, dia 22, idosos com idades de 88 e 89 anos começam a ser imunizados contra o coronavírus na cidade. A vacinação deste grupo ocorre em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). O horário de funcionamento nas unidades é das 8h às 16h, sem interrupções; às quintas, o funcionamento para vacinação nas unidades básicas de saúde é até as 14h, pois os servidores realizam atividades internas nesse dia da semana.

O credenciamento ocorre da mesma forma como foi feita para os idosos de 90 anos ou mais e para profissionais de saúde da ativa de 60 anos ou mais. A Secretaria de Saúde (SS) disponibilizou um formulário on-line para o pré-cadastramento, o qual pode ser acessado por meio do banner disponível na página inicial da Prefeitura. A vacinação no município segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O preenchimento do formulário é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Durante a imunização, os idosos de 88 anos ou mais devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

- Publicidade -

A PJF ressalta que, mesmo abrangendo um novo grupo idosos de 88 e 89 anos, a vacinação de quem tem idade superior e não pôde se imunizar, por qualquer razão, continua nas UBSs e no DSI. Já a vacinação dos profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais será realizada até o dia 26 de fevereiro. Em Juiz de Fora, já foram imunizadas 19.122 pessoas com a primeira dose, e 10.456 pessoas com a segunda dose.

Vacinação dos idosos acamados

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando a imunização em idosos com 90 anos ou mais pré-cadastrados como acamados e que residem em áreas não cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já o Departamento de Internação Domiciliar (DID) vai atender os idosos vinculados ao programa e também foi acionado pela Vigilância Epidemiológica para atuar na área descoberta. Os idosos acamados que residem em áreas cobertas por Unidades Básicas de Saúde serão imunizados a partir desta segunda-feira, 22, pelas equipes das próprias unidades.

Locais de vacinação de idosos com 88 e 89 anos:

*Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
*UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
*UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
*UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
*UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
*UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1433;
*UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Foto: Carlos Mendonça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui