Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
- Publicidade -

Equipe da Guarda Municipal que fazia ronda nas ruas do Centro, no início da tarde de quinta-feira, 9, atendeu ao pedido de socorro feito por funcionários de uma lanchonete, na esquina das ruas Halfeld e Batista de Oliveira. No interior do estabelecimento estava um idoso desacordado, à espera de atendimento médico. Os guardas realizaram manobra de estímulo e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Aos poucos, o idoso recobrou a consciência e respondeu perguntas da equipe. Como todas as ambulâncias estavam empenhadas, a Guarda realizou deslocamento do idoso até o Hospital de Pronto Socorro “Dr. Mozart Geraldo Teixeira” (HPS) em viatura da própria corporação. Ele deu entrada no atendimento médico emergencial.

O curso de formação da Guarda Municipal conta com a disciplina de socorrismo. Cada integrante passou por abordagem teórica e prática, em treinamento voltado ao atendimento imediato de situações de emergência cotidianas, a fim de proporcionar noções mínimas de condução de casos confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas. Frequentemente, a corporação retorna à sala de aula, em processo de capacitação contínua, quando revê conteúdos da área de saúde, dentre outros.

A Guarda Municipal é órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cuja atuação se estende para além da proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. É comum a GM atuar em socorro a vítimas de acidentes em via pública, pessoas que sofrem algum mal súbito ou se encontram desorientadas. O cidadão reconhece no guarda uniformizado alguém a quem ele pode recorrer e vê nele a possibilidade de socorro em situações de emergência.

- Publicidade -

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui