Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
- Publicidade -

Em reunião realizada na quarta-feira (08) o Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado decidiu avançar a região Centro Sul, onde Barbacena está inserida, para a onda branca do  plano Minas Consciente.  Assim, será permitido a reabertura segura de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

A decisão foi tomada após melhora nos índices de leitos/ocupação e taxa de contaminação, considerados os principais para o avanço ou retrocesso nas Ondas. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11), com a publicação no Diário Oficial.

“A região Centro-Sul possui a maior taxa de adesão do estado, com 37 dos 51 municípios inscritos no plano. Ela tem tido um número de casos bem inferior à curva de Minas, com capacidade de reserva em seu sistema de Saúde. Por isso, está avançando uma onda neste momento. O que eu gostaria é que nas próximas semanas, após o pico da pandemia, outras regiões venham a trilhar o mesmo caminho”, afirmou o Governador Romeu Zema.

Com o avanço, a macrorregião Centro-Sul se une às do Leste do Sul, Norte e Sul, que, até o momento, continuam apresentando taxa de ocupação de leitos controlada e seguirão os protocolos da Onda Branca por mais uma semana. As outras dez regiões do estado serão mantidas na Onda Verde, quando é permitida a abertura somente de serviços essenciais, como padarias, supermercados e farmácias.

- Publicidade -

Com a proximidade do pico da pandemia, previsto para segunda-feira (13), o governador Zema pediu que os mineiros redobrem as medidas de proteção e o distanciamento social na próxima semana, visando evitar a sobrecarga do sistema de Saúde. “Nesta semana, nós tivemos um novo aumento no número de óbitos, o que, infelizmente, está dentro do previsto por especialistas, estatísticos e epidemiologistas. Isso deve perdurar até a próxima semana, quando vamos atingir o pico da curva. Adiamos ao máximo esse momento, mas, agora, neste mês de julho, ele realmente está chegando”, alertou.

O governador ainda pediu para que a população não entre em pânico, mas tome todas as medidas necessárias para garantir a própria proteção e a dos demais. “É o momento de maior alerta, em que todos precisam redobrar os cuidados, porque os leitos hospitalares, tanto clínicos quanto de UTI, estarão mais ocupados. É a hora que o sistema de Saúde será mais demandado. Todos precisam fazer a sua parte. Recomendo o isolamento para quem pode. Para quem precisa sair, o distanciamento, o uso da máscara e também as medidas de higiene”, concluiu.

Informações da Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui