Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
- Publicidade -

Os laboratórios da UFV credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar testes de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão habilitados para atender a 128 municípios, 95 no campus Viçosa e 33 em Rio Paranaíba, o que representa uma população de cerca 1,7 milhão de habitantes.

Vale destacar que, apesar da UFV ser a referência em testagem para municípios das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Manhuaçu, Ponte Nova e Patos de Minas (incluindo cidades do noroeste) e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, nem todos eles encaminharam amostras para a realização de testes na Universidade. Até o momento, foram recebidas, nos campi Viçosa e Rio Paranaíba, 1.070 amostras para realização de testes RT-PCR, com média de 48 horas para disponibilização do resultado.

Esses testes estão sendo feitos com recursos exclusivos da própria Universidade e somente após a solicitação das próprias SRS e GRS abarcadas pela UFV. Como explica o assessorde Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, a UFV segue os critérios recomendados pela Funed para realização dos testes. Assim, os casos de pacientes que devem ter amostras coletadas são: os provenientes de unidades sentinelas de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Grave (SRAG); todos os casos de SRAG hospitalizados; todos os óbitos suspeitos; profissionais de saúde sintomáticos; profissionais de segurança pública sintomáticos; por amostragem representativa (mínimo de 10% dos casos ou três coletas) nos surtos de SG em locais fechados, como asilos e hospitais; e público privado de liberdade e adolescentes em cumprimento de medida restritiva ou privativa de liberdades, ambos sintomáticos.

Para atender da melhor forma à população, a UFV ampliou ainda o seu protocolo para a microrregião de Viçosa e, além de seguir os critérios da Funed, disponibilizará testes para profissionais de saúde que atenderam diretamente a pacientes em unidades específicas para Covid-19 na rotina e a todos os casos de síndrome gripal atendidos na microrregião. Além disso, caso o paciente apresente algum sintoma inespecífico sugestivo da doença, após avaliação e indicação médica, também poderá ser testado.

- Publicidade -

O teste realizado nos laboratórios da UFV é o RT-PCR em tempo real, no qual é coletada uma amostra de secreção de nasofaringe do paciente e levada ao laboratório para uma busca pelo material genético do SARS-Cov-2. O período ideal de coleta é até o sétimo dia de início dos sintomas, preferencialmente a partir do terceiro dia do surgimento dos sintomas, independente da utilização de medicação.

Divulgação Institucional – campus Viçosa

Fonte: Assessoria UFV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui